Dias de Campo da SPER – Acontece in Loco com novas datas – 21 e 22 de outubro de 2017

Untitled

(Clique na imagem para  aumentar e visualizar o programa completo)

O Acontece in loco – Montanha do Alto Minho decorrerá nos dias 21 e 22 de outubro de 2017. O programa centra-se nas problemáticas e oportunidades que se colocam atualmente às aldeias de montanha do Alto Minho, proporcionando experiências in loco e tertúlias que se pretendem participadas e informais.
As aldeias de montanha do Alto Minho têm vindo a registar um acentuado despovoamento, mas são ainda aldeias vivas, habitadas, com a presença de comunidades e atividades tradicionais, com uma cultura e identidade próprias. À medida que estas aldeias vão perdendo população e envelhecendo, a sociedade envolvente está a valorizar cada vez mais o património natural e cultural que aqui existe. Perante as oportunidades que essas novas procuras sociais representam, será possível reverter o despovoamento e recuperar dinamismo económico à escala local? Que opções devem ser tomadas, ao nível local e regional, para que os sistemas locais tradicionais das aldeias de montanha se possam transformar em sistemas socio-ecológicos dinâmicos, com sustentabilidade económica, social e ambiental, e com comunidades conscientes do alto valor que os seus recursos representam para a sociedade?
Os Dias de Campo combinam, de forma inovadora, um conjunto de interações e experiências de imersão nas realidades locais do Mezio e de Sistelo, proporcionando o contacto direto com os espaços e com os empreendedores e atores locais, aliando ainda a componente do debate e reflexão em tertúlias animadas por protagonistas locais e por investigadores convidados. Esta iniciativa ambiciona ser um impulso positivo para a reinvenção destas comunidades, ao contribuir para um conhecimento mais profundo, mais vivo e mais próximo sobre os territórios e comunidades locais de montanha. Inspira-se na tradição dos dias de campo da Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais.
Importante: A participação nas atividades e nas tertúlias dos Dias de Campo é livre e gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O custo das refeições fica a cargo dos participantes, mediante inscrição e pagamento.

Contactos para inscrições e informações: portadomezio@ardal.pt; 258 510 100 | 258 522 157

Mais informações aqui

Organização: Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC), Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL) e Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER)