Actividades

A SPER organiza regularmente atividades de natureza técnica e científica, de âmbito nacional e internacional, assim como outras atividades sem periodicidade definida.

  1. Atividades regulares de âmbito nacional:

              – Os Congressos de Estudos Rurais (CER)

  • O I Congresso de Estudos Rurais (CER) foi realizado em setembro de 2001, em Vila Real, numa organização conjunta com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, subordinado ao tema “Território, Sociedade e Política. Continuidades e rupturas”.
  • O  II CER – “Periferias e Espaços Rurais”, realizou-se em colaboração com a Universidade dos Açores – Angra do Heroísmo, em setembro/outubro de 2004.
  • O III CER – “Agricultura Multifuncional, Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas”, decorreu a 1, 2 e 3 de novembro de 2007, em Faro, organizado em cooperação com a Universidade do Algarve.
  • O IV CER – “Mundos Rurais em Portugal – Múltiplos Olhares, Múltiplos Futuros”, decorreu em Aveiro, de 4 a 6 de fevereiro de 2010, numa organização conjunta com a Universidade de Aveiro.
  • O V CER teve lugar em Évora, de 15 a 18 de outubro de 2013, como evento da SPER que se integrou no ESADR 2013 – “Alimentar mentalidades, vencer a crise global”, englobando este, também, o VII Congresso da APDEA e o I Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, além de sessões especiais da SOBER e da APDR. A organização foi da Universidade de Évora (ICAMM e CEFAGE), APDEA e SPER, com o apoio de outras organizações.
  • O VI CER decorreu em Lisboa, no ICS-UL,  de 16 a 18 de julho de 2015,  numa organização conjunta entre a SPER e o ICS-UL, sob o tema geral “Entre Heranças e Emancipações: Desafios do Rural”.
  • O VII CER decorreu em Coimbra, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), nos dias 23 e 24 de março de 2018, numa parceria entre a SPER e a ESAC, sob o tema geral “O rural depois do fogo”.
  • O VIII CER decorreu em Ponte de Lima e em Sistelo, na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA/IPVC), nos dias 5 – 7 de dezembro de 2019, numa parceria entre a SPER, a Rede Rural RePort e a ESA/IPVC, sob o tema geral “Paisagens culturais – heranças e desafios no território”.
  • O IX CER decorreu em 2022, de 26-28 de maio, em Faro, numa organização conjunta da SPER, Rural RePort e Universidade do Algarve, e foi dedicado à “ÁGUA” (https://sper.pt/cer2022/).

Quadro resumo dos eventos nacionais (CER)

Evento – Local  Ano Entidades Envolvidas
I CER – Vila Real 2001 SPER; Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro
II CER – Angra do Heroísmo 2004 SPER; Univ. Açores
III CER – Faro 2007 SPER; Univ. Algarve
IV CER – Aveiro 2010 SPER; Univ. Aveiro
V CER – Évora 2013 SPER; Univ. Évora; APDEA; outros
VI CER – Lisboa 2015 SPER; ICS – Univ. Lisboa
VII CER – Coimbra 2018 SPER; ESAC/IPC
VIII CER 2019 SPER; Rural RePort; ESA/IPVC
IX CER 2022 SPER, Rural RePort, UAlg

  1. Atividades regulares de âmbito internacional:

              – dos CHPER aos CIER

Em 1988, em Évora, a Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER) e a então Associação Espanhola de Economia e Sociologia Agrária (AEESA) organizaram o primeiro Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais (CHPER), com a intenção de criar um espaço de encontro e debate entre especialistas do meio rural que pudesse realizar-se alternadamente em ambos os países. Outros CHPER tiveram lugar em Salamanca (1991), Lisboa (1995), Santiago de Compostela (2001) e Bragança (2003).

Na sexta edição deste fórum, que teve lugar em Huelva, em 2006, mudou-se a designação para Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (CIER), com a ideia de lhe dar um caráter mais aberto e integrador. A partir de então, conseguiu-se que o colóquio passasse a ter uma frequência bienal, o que lhe conferiu maior estabilidade e aumentou o compromisso dos associados fundadores. Tal aconteceu com as edições do CIER em Coimbra (2008), Cáceres (2010), Lisboa (2012), Palencia (2014) e Vila Real (2016). O CIER de 2012 foi realizado em simultâneo com o “XIII World Congress of Rural Sociology” (IRSA / WCRS 2012)

Na décima primeira edição, realizada em Vila Real, em outubro de 2016, atendendo à participação crescente de investigadores e atores do desenvolvimento rural de ambos os lados do Atlântico, foi decidido dar um novo salto, para se passar de Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (CIER) a Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais, mantendo-se a sigla e a série histórica de edições. Desta forma puderam-se integrar várias associações e especialistas dos países de ambas as regiões dos dois lados do Atlântico.

Este contexto, de reforço da natureza multidisciplinar do CIER no domínio das ciências sociais relacionadas com o mundo rural, teve lugar, logo na edição que se seguiu (XII CIER – Segóvia, Espanha, julho de 2018), com o lema “Territórios Globais, Ruralidades Diversas”.

Mais recentemente, mantendo-se a mesma sigla CIER, estes congressos passaram a designar-se por Congresso Iberolatinoamericano de Estudos Rurais.

Quadro resumo dos eventos internacionais (CHPER e CIER)

Evento – LocalAno  Entidades Envolvidas (por extenso: entidade organizadora local)
I CHPER – Évora1988 Universidade de Évora, SPER e AEESA
II CHPER – Salamanca1991 Universidad de Salamanca, SPER e AEESA
III CHPER – Lisboa1995 Instituto Superior de Agronomia / UL, SPER e AEEA
IV CHPER – S.tgo de Compostela2001 Universidad de Santiago de Compostela (IDEGA), SPER e AEEA
V CHPER – Bragança2003 Escola Superior Agrária de Bragança / IPB, SPER e AEEA
VI CIER – Huelva2006 Universidad de Huelva, SPER e AEEA
VII CIER – Coimbra2008 Escola Superior Agrária de Coimbra / IPC, SPER e AEEA
VIII CIER – Cáceres2010 Universidad de Extremadura, SPER, AEEA, ACISE e FES (GSR)
IX CIER – Lisboa2012 Universidade de Lisboa (IGOT/CEG), SPER e AEEA
X CIER – Palencia2014 Universidad de Valladolid, SPER, AEEA, FES (GSR e GSA), SEHA e AGE
XI CIER – Vila Real2016 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CETRAD, DESG), SPER e AEEA
XII CIER – Segóvia2018 Universidad de Valladolid, AEEA, SPER, AGE, ALASRU, AMER, FES (GSR, GSA e GMA), Rede de Estudos Rurais (Brasil), INRA – Mission Agrobiosciences, Red SIAL, SEHA, SOBER
XIII CIER –  Valdivia, Chile2022 Universidad Austral de Chile, ALASRU, AEEA, SPER, AGE, AMER, SOMEXAA, FES (GSR, GSA e GMA), SEHA, SOBER
XIV CIER, Coimbra, Portugal2024 Escola Superior Agrária de Coimbra, Universidade de Coimbra, SPER, AEEA,  ALASRU, AMER, FES (GSR, GSA), Rural RePort, SEHA, SOMEXAA, SOBER

  1. Atividades diversas sem regularidade definida:
  • Colóquio “Eucalipto: Economia e território” (Oeiras, 1990).
  • Encontro “Olhares sobre o rural”, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (julho de 2000);
  • Encontro “Andar e Ver, inventar o Local – Património e Território: sombras do futuro”, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Elvas (outubro de 2002).
  • Em 30-11-2012, em 30-03-2011 e em 2-11-2010 a SPER colaborou nas sessões de apresentação, na Universidade de Lisboa (FLUL e IGOT/CEG), das obras: a) “A caminho da 2.ª Ruralidade. Uma Introdução à Temática dos Sistemas Territoriais”; b) “A Grande Transição. Pluralidade e Diversidade no Mundo Rural”; c) “Modernização Ecológica, Serviços Ecossistémicos e Riscos Globais. A ruralidade do nosso tempo”, de A. Covas e M. M. Covas. No primeiro caso com Carminda Cavaco e o Arq. Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, no segundo caso com Alfredo Sousa Cunhal e no terceiro com João Ferrão, envolvendo discussão dos temas.
  • Em 21 e 22 de outubro de 2017, a SPER colaborou na realização do “Acontece in loco – Montanha do Alto Minho”, com organização local / regional da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) e da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL). Tratou-se da recuperação da tradição dos dias de campo / “estágios de campo” de Arouca (novembro de 1986), Faro (maio de 1987), Lourinhã (dezembro de 1987) e Lousã (maio de 1988).
  • Em 17 de outubro de 2018, por ocasião da passagem de um ano depois dos trágicos incêndios na região Centro em outubro de 2017, a SPER, em colaboração com a ESAC, realizou em Coimbra o seminário “O rural e a floresta, um ano depois do fogo – O que foi feito e o que ainda falta fazer…”
  1. Atividade editorial

No âmbito dos seus objetivos estatutários, a SPER editou ou participou na edição de diversos documentos em vários tipos de suporte, dos quais se destaca:

  • Aspectos do Portugal Rural, disponibilizado aos participantes do XIII Congresso Europeu de Sociologia Rural – 1986;
  • 6 números do “Boletim” – entre 1986 e 1990, com a coordenação de Carminda Cavaco;
  • Aspectos sócio-económicos da Serra da Freita, sob a responsabilidade de Adelino Gouveia – 1987;
  • O desenvolvimento local é possível?, com a coordenação de Manuel Belo Moreira – 1994;
  • Em 1994 promoveu a publicação dos contributos para o colóquio “Eucalipto: Economia e território”, editado em livro pela Cosmos;
  • Actas do I Colóquios Hispano-Portugueses de Estudos Rurais – 1988
  • Actas do III Colóquios Hispano-Portugueses de Estudos Rurais – 1995;
  • Actas do IV Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais – 2001 (em CD-ROM), em colaboração com a AEEA;
  • Actas do V Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais – 2003 (em CD-ROM), em colaboração com a AEEA;
  • Actas do 1.º Congresso de Estudos Rurais, Vila Real – 2001 (em CD-ROM), em colaboração com o DES-UTAD.
  • Actas do 2.º Congresso de Estudos Rurais, Vila Real – 2006 (em CD-ROM), em colaboração com a Universidade dos Açores.
  • Actas do 3.º Congresso de Estudos Rurais, Faro – 2008 (em CD-ROM), em colaboração com a Universidade do Algarve.
  • Cultura, Inovação

    e Território: o Agroalimentar e o Rural, livro baseado em contributos do VII CIER, com a coordenação de L. Moreno, M. M. Sánchez & O. Simões – 2009.

  • Em 2011 apoiou a publicação, pela 100Luz Editora (2011), do livro “O Rural Plural – Olhar o Presente, Imaginar o Futuro”, a partir de contributos selecionados do IV CER (coordenação de E. Figueiredo et al.).
  • Actas do IX Colóquio Ibérico de Estudos Rurais – 2012 (em CD-ROM), em colaboração com o IGOT/CEG-Ulisboa e a AEEA.