ORADORES CONVIDADOS

carlos

CARLOS AGUIAR

Carlos Aguiar (cfaguiar@ipb.pt) é Prof. Coordenador na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança. É licenciado, mestre e doutorado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. É investigador no CIMO – Centro de Investigação de Montanha, tendo participado e coordenado diversos projetos de investigação e publicado sobretudo nas áreas da ciência da vegetação, história da agronomia, ecologia de pastagens e conservação da natureza. É ainda autor de um livro de texto de botânica para o ensino universitário.

Elisabete Figueiredo (elisa@ua.pt) é Socióloga (ISCTE – IUL) e Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro. É Professora no Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro e Investigadora no GOVCOPP – Unidade de Investigação em Governação, Competitividade e Políticas Públicas, da mesma universidade. Tem colaborado com outros centros de investigação nacionais e estrangeiros, tendo participado em vários projetos de investigação financiados pela FCT e pela União Europeia. Tem mais de 200 publicações, sobretudo nas áreas da sociologia e estudos rurais; sociologia do ambiente; turismo rural e perceções de risco ambiental. Coordena atualmente o projeto STRINGS – Selling The Rural IN (urban) Gourmet Stores – establishing new liaisons between town and country through the sale and consumption of rural products.

elisabete

ELISABETE FIGUEIREDO

teresa

TERESA ANDRESEN

Teresa Andresen é Professora Catedrática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Licenciada em Agronomia e Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Mestre em Landscape Architecture pela Universidade de Massachussetts e Doutorada em Ciências Aplicadas ao Ambiente pela Universidade de Aveiro, é também investigadora no IBIO/UP- Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Teve vários cargos diretivos, como a direção do Parque da Fundação de Serralves, do Jardim Botânico do Porto, foi Vice-Presidente da Federação Internacional dos Arquitetos Paisagistas, Presidente da European Foundation for Landscape Architecture, entre outros. Lecionou mais de 30 anos em diversas universidades e trabalha atualmente como consultora. É ainda membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e especialista em Português da Comissão Permanente do Patrimônio Mundial da UNESCO.

Filipe Themudo Barata (ftbarata@uevora.pt) é Professor Catedrático no Departamento de História da Universidade de Évora. Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e doutorado em História pela Universidade de Évora, é também investigador da CIDEHUS – Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades e responsável pela Cátedra UNESCO – Intangible and Tradicional Know-how: Linking Heritage. Foi investigador responsável por vários projetos nacionais e internacionais, tendo publicado diversos trabalhos, em particular na área do património cultural.

filipejpg

Filipe Themudo Barata

Precisa de ajuda?