ORADORES CONVIDADOS
Fernando Oliveira Baptista é engenheiro agrónomo e professor catedrático jubilado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Doutorado em Ciências Agronómicas, foi uma figura central no desenvolvimento dos estudos rurais em Portugal, lecionando análise de sistemas agrários e sociologia rural. Exerceu também o cargo de Ministro da Agricultura e Pescas em 1975, contribuindo para a formulação de políticas agrárias e de desenvolvimento rural. Autor de várias publicações de referência, a sua investigação abrange políticas agrícolas, economia agrária e sociologia rural.
Margarida Sobral Neto é historiadora e professora catedrática na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorada em História Moderna e Contemporânea. Especialista em história rural, historiografia e história ambiental, tem dedicado a sua investigação às transformações das sociedades rurais na época moderna. É membro da Academia Portuguesa da História e da Associação de História Económica e Social, integrando também o Centro de História da Sociedade e da Cultura. Tem vasta obra publicada e coordena projetos de investigação e formação pós-graduada em História Moderna.
Luis Alfonso Camarero Rioja é sociólogo e professor catedrático na Universidad Nacional de Educación a Distancia (UNED), em Madrid, onde dirige o Departamento de Sociologia I. A sua investigação incide sobre sociologia rural, despovoamento e mudança social no mundo rural ibérico. Tem uma extensa produção científica e coordena projetos sobre coesão territorial e sustentabilidade social das zonas rurais.

Luis Alfonso Camarero Rioja
Carlos Aguiar é professor coordenador na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança e investigador no CIMO – Centro de Investigação de Montanha. Formado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia, especializou-se em ciência da vegetação, ecologia de pastagens e conservação da natureza. Tem coordenado projetos sobre ecossistemas de montanha e publicado extensivamente sobre flora e vegetação portuguesa, sendo uma referência na botânica e ecologia rural.
Teresa Pinto-Correia é geógrafa e professora catedrática na Universidade de Évora. Licenciada em Geografia, mestre em Gestão do Ambiente (Universidade de Antuérpia) e doutorada em Ecologia da Paisagem (Universidade de Copenhaga), é diretora do MED – Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, e coordena o Laboratório Associado CHANGE. A sua investigação centra-se em ecologia e gestão da paisagem, sistemas agro-silvo-pastoris e políticas de desenvolvimento rural, com ampla experiência em projetos internacionais e publicações científicas.

Teresa pINTO-cORREIA
Maria de Fátima Ferreiro é economista e professora catedrática no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, onde exerce funções como Vice-Reitora para o Ensino e Acreditações. Doutorada em Economia, é investigadora no Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte) e tem desenvolvido investigação nas áreas da economia política, inovação e sustentabilidade. É autora de diversas publicações e coordenou vários projetos de investigação nacionais e europeus, com especial enfoque no desenvolvimento territorial e nas políticas públicas.
Cecília Delgado é urbanista e investigadora no CICS.NOVA da Universidade Nova de Lisboa, com trabalho centrado na integração de sistemas alimentares sustentáveis no planeamento urbano. É fundadora e presidente da Associação Alimentar Cidades Sustentáveis (ACSA) e cofundadora da rede nacional Alimentar Cidades Sustentáveis. Tem promovido políticas públicas de alimentação sustentável, planeamento territorial e governança alimentar, participando em projetos e publicações sobre sistemas alimentares resilientes.

Cecília Delgado
André Barata é filósofo e professor catedrático na Universidade da Beira Interior, doutorado em Filosofia Contemporânea pela Universidade de Lisboa. Dirige a Faculdade de Artes e Letras da UBI e coordena o PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura. As suas áreas de especialização incluem filosofia social e política, fenomenologia e existencialismo. É autor de vários ensaios e obras de reflexão filosófica e preside à Sociedade Portuguesa de Filosofia.