Informações Gerais

Indicações para chegar à Cidade de Aveiro e à Universidade de Aveiro:

A cidade de Aveiro fica a cerca de 240 km da cidade de Lisboa e a cerca de 80 km da cidade do Porto.

Para quem se desloca de carro até à cidade de Aveiro, proveniente do Sul do país, a melhor opção é tomar, a partir de Lisboa, a A1 e sair na saída 15 – Águeda/Aveiro Sul. À saída da portagem virar à direita para N235. Na primeira rotunda seguir a placa com a indicação Aveiro. Continuar em frente até à próxima rotunda que deve ser contornada até à terceira saída (entrada da Universidade de Aveiro). Ver Mapa 2 (em anexo) para a localização do edifício do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico. A viagem tem uma duração aproximada de 2h30.

Para quem se desloca de carro até à cidade de Aveiro, proveniente do Norte do país, a melhor opção é tomar, a partir do Porto, a A29 e sair na saída com indicação Aveiro, entrando directamente na A25. Na A25 sair na saída indicando Aveiro. Na primeira rotunda tomar a primeira estrada à direita. Na segunda rotunda, sair na primeira estrada à direita (entrada da Universidade de Aveiro). Ver Mapa 2 (em anexo) para a localização do edifício do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico. A viagem tem uma duração aproximada de 50 minutos.

Para quem se desloca de comboio, proveniente do Porto ou Lisboa, poderá consultar os horários dos Caminhos-de-ferro Portugueses em: http://www.cp.pt. À saída da estação de Aveiro, poderá tomar o autocarro 6 e sair na terceira paragem (Universidade/Hospital). Os horários podem ser consultados em: http://www.moveaveiro.pt/03horarios/movebus/linhas/horarios/linha6h.htm. O preço do bilhete, que pode ser adquirido no interior do autocarro, é de 1,65€

Em alternativa poderá tomar um táxi, na praça de táxis em frente à estação. O percurso será de aproximadamente 10 minutos e o preço rondará os 5€.

A Universidade de Aveiro fica a reduzida distância do centro da cidade (cerca de 1,4 km ou 15 minutos a pé), onde se encontram os principais hotéis, pelo que o IV CER não assegura transporte entre os hotéis e o local do congresso. Informações sobre os autocarros urbanos podem ser consultadas em http://www.moveaveiro.pt.

 

 

Local do Congresso e Indicações para os Participantes:

O IV Congresso de Estudos Rurais (CER) decorre na Universidade de Aveiro, sita no Campus Universitário de Santiago (Mapa 1 em anexo). Todas as sessões têm lugar no edifício do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico. Os almoços serão servidos no Refeitório de Santiago (Mapa 2 em anexo).

A Recepção aos participantes terá lugar no Hall do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico entre as 8h30 e as 9h30 do dia 4 de Fevereiro de 2010. Durante todo o Congresso, o Secretariado estará disponível naquela localização. As dúvidas relativas à organização do IV CER poderão ser tiradas junto do Secretariado ou de quaisquer elementos da Comissão Organizadora e de Apoio à Organização que usarão um cartão de identificação de cor verde.

O Campus da Universidade de Aveiro possui (junto ao Refeitório de Santiago) diversos serviços como: Balcão dos Correios, Agência Bancária e Caixa Multibanco, Quiosque, Centro de Cópias, Lavandaria e Papelaria. Existem diversos Bares nos diversos edifícios que compõem o Campus (Mapa 2 em anexo).

O estacionamento dentro do Campus é condicionado, existindo apenas 2 parques de estacionamento de acesso livre: um junto ao edifício do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico e outro junto à entrada principal da Universidade de Aveiro (Mapa 2 em anexo). Atendendo às eventuais dificuldades de estacionamento, recomenda-se que se desloque a pé para a Universidade e no interior do Campus, podendo também assim desfrutar dos muitos espaços verdes existentes e apreciar a arquitectura dos edifícios. 

Durante o congresso, os participantes poderão aceder à internet através da rede eduroam em todo o Campus, utilizando as suas próprias credenciais de acesso. Para aqueles que não têm acesso a esta rede, poderão aceder à internet, através de wireless disponível em todo Campus utilizando as seguintes credenciais de acesso:

Login: estudosrurais@visit.uaveiro.eu / password: er2010

Para impressões eventuais de documentos e outras questões similares agradece-se o contacto com os elementos de Apoio à Organização e o Secretariado (situado no Hall do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico).

 Os participantes do IV CER deverão, no interior do Campus, utilizar sempre o cartão de identificação fornecido aquando do registo pelo Secretariado. No Refeitório de Santiago é obrigatória a apresentação da senha diária correspondente ao almoço.

Para o Jantar do Congresso e para a Visita de Estudo, os participantes deverão apresentar as senhas correspondentes.

Comunicações Apresentadas nas Sessões Paralelas:

As comunicações orais ao IV CER, nas diversas sessões paralelas, não deverão ultrapassar os 15 minutos. Em cada sala está disponível um computador e um vídeo projector. Recomenda-se que os autores estejam na sala correspondente à sua sessão 10 minutos antes do início da sessão.

Cada sessão terá um moderador, responsável pela apresentação dos participantes, pelo cumprimento do tempo das apresentações e pela condução do debate.

Cada sessão terá um monitor de apoio, que procurará resolver os eventuais problemas no funcionamento das sessões paralelas.

Posters:

Os posters serão instalados pelos próprios, na manhã do primeiro dia do Congresso, no local reservado para o efeito (Hall do Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico). Cada poster terá no máximo 0,90 m de largura e 1,20 m de atura. Agradece-se que à sua chegada ao Complexo Pedagógico, Científico e Tecnológico informe o Secretariado de que é autor de poster. Um monitor estará disponível para o apoio a essa tarefa. No dia 5 de Fevereiro, entre as 14h30 e as 15h haverá espaço para a apresentação de poster, pelo que se solicita aos autores que, nesse período, permaneçam junto dos mesmos.