Actividades

A SPER organiza regularmente atividades de natureza técnica e científica, de âmbito nacional e internacional, assim como outras atividades sem periodicidade definida.

  1. Atividades regulares de âmbito nacional:

    – Os Congressos de Estudos Rurais (CER)

  • O I Congresso de Estudos Rurais (CER) foi realizado em setembro de 2001, em Vila Real, numa organização conjunta com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, subordinado ao tema “Território, Sociedade e Política. Continuidades e rupturas”.
  • O  II CER – “Periferias e Espaços Rurais”, realizou-se em colaboração com a Universidade dos Açores – Angra do Heroísmo, em setembro/outubro de 2004.
  • O III CER – “Agricultura Multifuncional, Desenvolvimento Rural e Políticas Públicas”, decorreu a 1, 2 e 3 de novembro de 2007, em Faro, organizado em cooperação com a Universidade do Algarve.
  • O IV CER – “Mundos Rurais em Portugal – Múltiplos Olhares, Múltiplos Futuros”, decorreu em Aveiro, de 4 a 6 de fevereiro de 2010, numa organização conjunta com a Universidade de Aveiro.
  • O V CER teve lugar em Évora, de 15 a 18 de outubro de 2013, como evento da SPER que se integrou no ESADR 2013 – “Alimentar mentalidades, vencer a crise global”, englobando este, também, o VII Congresso da APDEA e o I Encontro Lusófono em Economia, Sociologia, Ambiente e Desenvolvimento Rural, além de sessões especiais da SOBER e da APDR. A organização foi da Universidade de Évora (ICAMM e CEFAGE), APDEA e SPER, com o apoio de outras organizações.
  • O VI CER decorreu em Lisboa, no ICS-UL,  de 16 a 18 de julho de 2015,  numa organização conjunta entre a SPER e o ICS-UL, sob o tema geral “Entre Heranças e Emancipações: Desafios do Rural”.

O VII CER irá decorrer em Coimbra, na Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), nos dias 23 e 24 de março de 2018, numa parceria entre a SPER e a ESAC, sob o tema geral “O rural depois do fogo”.

  1. Quadro resumo dos eventos nacionais (CER)
Evento – Local Ano Entidades Envolvidas
I CER – Vila Real 2001 SPER; Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro
II CER – Angra do Heroísmo 2004 SPER; Univ. Açores
III CER – Faro 2007 SPER; Univ. Algarve
IV CER – Aveiro 2010 SPER; Univ. Aveiro
V CER – Évora 2013 SPER; Univ. Évora; APDEA; outros
VI CER – Lisboa 2015 SPER; ICS – Univ. Lisboa
VII CER (em preparação) 2018 SPER; ESAC/IPC
  1. Atividades regulares de âmbito internacional:

    – dos CHPER aos CIER

Em 1988, em Évora, a Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais (SPER) e a então Associação Espanhola de Economia e Sociologia Agrária (AEESA) organizaram o primeiro Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais (CHPER), com a intenção de criar um espaço de encontro e debate entre especialistas do meio rural que pudesse realizar-se alternadamente em ambos os países. Outros CHPER tiveram lugar em Salamanca (1991), Lisboa (1995), Santiago de Compostela (2001) e Bragança (2003).

Na sexta edição deste fórum, que teve lugar em Huelva, em 2006, mudou-se a designação para Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (CIER), com a ideia de lhe dar um caráter mais aberto e integrador. A partir de então, conseguiu-se que o colóquio passasse a ter uma frequência bienal, o que lhe conferiu maior estabilidade e aumentou o compromisso dos associados fundadores. Tal aconteceu com as edições do CIER em Coimbra (2008), Cáceres (2010), Lisboa (2012), Palencia (2014) e Vila Real (2016). O CIER de 2012 foi realizado em simultâneo com o “XIII World Congress of Rural Sociology” (IRSA / WCRS 2012)

Na décima primeira edição, realizada em Vila Real, em outubro de 2016, atendendo à participação crescente de investigadores e atores do desenvolvimento rural de ambos os lados do Atlântico, foi decidido dar um novo salto, para se passar de Colóquio Ibérico de Estudos Rurais (CIER) a Congresso Ibero-Americano de Estudos Rurais, mantendo-se a sigla e a série histórica de edições. Desta forma podem-se integrar as várias associações e especialistas dos países de ambas as regiões dos dois lados do Atlântico.

Este contexto, de reforço da natureza multidisciplinar do CIER, no domínio das ciências sociais relacionadas com o meio rural, tem lugar na próxima edição – XII CIER (Segóvia, julho de 2018) – com o lema “Territórios Globais, Ruralidades Diversas”.

  1. Quadro resumo dos eventos internacionais (CHPER e CIER)
Evento – Local Ano Entidades Envolvidas
I CHPER – Évora 1988 Universidade de Évora, SPER e AEESA
II CHPER – Salamanca 1991 Universidad de Salamanca, SPER e AEESA
III CHPER – Lisboa 1995 Universidade de Lisboa (Instituto Superior de Agronomia), SPER e AEEA
IV CHPER – Santiago de Compostela 2001 Universidad de Santiago de Compostela (IDEGA), SPER e AEEA
V CHPER – Bragança 2003 Escola Superior Agrária de Bragança – IPB, SPER e AEEA
VI CIER – Huelva 2006 Universidad de Huelva, SPER e AEEA
VII CIER – Coimbra 2008 Escola Superior Agrária de Coimbra – IPC, SPER e AEEA
VIII CIER – Cáceres 2010 Universidad de Extremadura, SPER, AEEA, ACISE e grupo de Sociologia Rural da FES
IX CIER – Lisboa 2012 Universidade de Lisboa (IGOT/CEG), SPER e AEEA
X CIER – Palencia 2014 Universidad de Valladolid, SPER, AEEA, FES (GSR e GSA), SEHA e AGE
XI CIER – Vila Real 2016 Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – CETRAD e DESG, SPER e AEEA
XII CIER – Segóvia

(em preparação)

2018 Universidad de Valladolid, AEEA, SPER, AGE, ALASRU, AMER, FES (GSR, GSA e GMA), Rede de Estudos Rurais (Brasil), INRA – Mission Agrobiosciences, Red SIAL, SEHA, SOBER
  1. Atividades diversas sem regularidade definida:
  • Colóquio “Eucalipto: Economia e território” (Oeiras, 1990).
  • Encontro “Olhares sobre o rural”, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (julho de 2000);
  • Encontro “Andar e Ver, inventar o Local – Património e Território: sombras do futuro”, em colaboração com a Escola Superior Agrária de Elvas (outubro de 2002).
  • Em 30-11-2012, em 30-03-2011 e em 2-11-2010 a SPER colaborou nas sessões de apresentação, na Universidade de Lisboa (FLUL e IGOT/CEG), das obras: a) “A caminho da 2.ª Ruralidade. Uma Introdução à Temática dos Sistemas Territoriais”; b) “A Grande Transição. Pluralidade e Diversidade no Mundo Rural”; c) “Modernização Ecológica, Serviços Ecossistémicos e Riscos Globais. A ruralidade do nosso tempo”, de A. Covas e M. M. Covas. No primeiro caso com Carminda Cavaco e o Arq. Paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, no segundo caso com Alfredo Sousa Cunhal e no terceiro com João Ferrão, envolvendo discussão dos temas.
  • Em 21 e 22 de outubro de 2017, a SPER colaborou na realização do “Acontece in loco – Montanha do Alto Minho”, com organização local / regional da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) e da Associação Regional de Desenvolvimento do Alto Lima (ARDAL). Tratou-se da recuperação da tradição dos dias de campo / “estágios de campo” de Arouca (novembro de 1986), Faro (maio de 1987), Lourinhã (dezembro de 1987) e Lousã (maio de 1988).
  1. Atividade editorial

No âmbito dos seus objetivos estatutários, a SPER editou ou participou na edição de diversos documentos em vários tipos de suporte, dos quais se destaca:

  • Aspectos do Portugal Rural, disponibilizado aos participantes do XIII Congresso Europeu de Sociologia Rural – 1986;
  • 6 números do “Boletim” – entre 1986 e 1990, com a coordenação de Carminda Cavaco;
  • Aspectos sócio-económicos da Serra da Freita, sob a responsabilidade de Adelino Gouveia – 1987;
  • O desenvolvimento local é possível?, com a coordenação de Manuel Belo Moreira – 1994;
  • Em 1994 promoveu a publicação dos contributos para o colóquio “Eucalipto: Economia e território”, editado em livro pela Cosmos;
  • Actas do I Colóquios Hispano-Portugueses de Estudos Rurais – 1988
  • Actas do III Colóquios Hispano-Portugueses de Estudos Rurais – 1995;
  • Actas do IV Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais – 2001 (em CD-ROM), em colaboração com a AEEA;
  • Actas do V Colóquio Hispano-Português de Estudos Rurais – 2003 (em CD-ROM), em colaboração com a AEEA;
  • Actas do 1.º Congresso de Estudos Rurais, Vila Real – 2001 (em CD-ROM), em colaboração com o DES-UTAD.
  • Actas do 2.º Congresso de Estudos Rurais, Vila Real – 2006 (em CD-ROM), em colaboração com a Universidade dos Açores.
  • Actas do 3.º Congresso de Estudos Rurais, Faro – 2008 (em CD-ROM), em colaboração com a Universidade do Algarve.
  • Cultura, Inovação e Território: o Agroalimentar e o Rural, livro baseado em contributos do VII CIER, com a coordenação de L. Moreno, M. M. Sánchez & O. Simões – 2009.
  • Em 2011 apoiou a publicação, pela 100Luz Editora (2011), do livro “O Rural Plural – Olhar o Presente, Imaginar o Futuro”, a partir de contributos selecionados do IV CER (coordenação de E. Figueiredo et al.).
  • Actas do IX Colóquio Ibérico de Estudos Rurais – 2012 (em CD-ROM), em colaboração com o IGOT/CEG-Ulisboa e a AEEA.